Salve rapaziada,sem muita enrolação,o post de hoje é um especial de 50 anos do álbum Abbey Road,um dos mais importantes da história,com diversos detalhes sobre ele,vamo lá.
●Introdução
Abbey Road foi o último de 12 álbuns de estúdio lançados pela banda a ser produzido,e o penúltimo a ser lançado (O Let It Be seria liberado em 1970),ele leva o nome da famosa rua de Liverpool onde fica o studio onde os Beatles gravaram quase 100% de sua discografia.situada em Londres.Até hoje o álbum está posicionado normalmente entre os melhores da história de diversas listas,como por exemplo na da Rock And Roll Hall Of Fame em que ficou em 12 e no Da Rolling Stone,em 14
;●A Capa
A ideia da capa partiu de Paul McCartney,que parecia ter assumido a liderança da banda em conjunto com George Martin após o falecimento de Brian Epstein.Paul fez diversos rascunhos de como queria a foto,chegando a pensar em fazê-la no Monte Everest,e consequentemente colocando o nome do álbum de Everest,porém,4 partiram para serem fotografados atravessando a faixa de pedestres pelo escocês Ian McGillian.A foto se tornou uma das imagens mais famosas de todos os tempos,sendo um ícone da Cultura Pop e muito homenageada até os dias de hoje.Há na internet um link em que se pode vigiar a rua 24 horas por dia,além de no dia do aniversário do álbum,sem qualquer evento marcado os fãs terem lotado ela,mostrando o incrível poder cultural da maior banda da história.
Abbey Road 24h Cam:
https://www.earthcam.com/world/england/london/abbeyroad/●O Fim Da Banda
Ringo Starr revelou recentemente que o álbum jamais foi planejado para ser o último,para quem via de fora as coisas pareciam ir bem,finalmente a banda havia acabado com as brigas e estavam prontos para trabalhar normalmente,mas dentro da banda,a disputa Lennon-McCartney só crescia,além de disputas empresariais (isso atormentou a banda desde a morte de Brian até o fim da mesma,pois ficaram perdidos sem o homem que os guiava e "controlava".)
Em 1970,Paul anunciou o fim da banda no lançamento de seu álbum homônimo,o que causou a fúria de John,que viu naquilo uma oportunidade de Paul de usar o fim da banda para promover a venda de seu novo produto,o que piorou a relação entre os 2.Outro fato que é válido de se ressaltar é o ressentimento que George Harrison possuía em relação a McCartney,pois o mesmo em alguns momentos dizia que ele não era talentoso o suficiente para ter um grande número de faixas por álbum,com o fim da banda George se viu livre dele,como o próprio cita na música "Wah-Wah".(Convenhamos que Something e Here Comes The Sun foram tapas na cara de Paul)
●Curiosidades
•Como já foi dito,Depois de gravar Abbey Road, os Beatles não pensaram em acabar. Neste mês, uma fita cassete foi descoberta - nela, há a gravação de uma sessão entre os quatro músicos falando sobre planos para compor um novo álbum. Era atípico para o Fab Four gravar suas reuniões, mas Paul McCartney, John Lennon e George Harrison o fizeram para Ringo Starr, que naquele dia estava internado, pudesse saber dos planos para o novo disco.
•Paul pediu em segredo para John Kurlander destruir a faixa "Her Majesty",mas a gravadora não deixava que nenhum conteúdo dos Beatles fosse destruído,então o engenheiro de som moveu a música para o final do álbum,esquecendo-a lá e ficou por isso mesmo.
•Paul precisou de uma semana chegando antes de começarem as sessões de gravação do LP para gravar os incríveis vocais de Oh!Darling.
•George Martin e Diversas revistas da época elegeram Something como a melhor música do álbum.George Harrison,the best.
•Após o fim da sessão de fotos para a capa,que durou apenas 10 minutos,George Harrison foi ao zoológico,enquanto John,Yoko e Ringo foram a casa dos McCartney para almoçar.(Algumas fontes dizem que Ringo na verdade foi ao mercado.)
•A capa do álbum é usada como argumento aos lunáticos que dizem que Paul morreu (Those Freaks were right when they said,you was dead,leia cantando),eles dizem que McCartney está descalço pois é assim que cadavéres ficam e que a placa do Fusca LMW-28IF indica algo como "Linda McCartney Viúva"
•Apesar da afirmação de Ringo,George Martin afirma que tal álbum é o melhor pois todos trabalharam nele já pensando em ser a obra final.
•No filme "Love Simon", o protagonista Simon se veste de John na capa do Abbey Road.
•Elis Regina,saudosa cantora brasileira,gravou uma versão da música Golden Slumbers para seu álbum "Ela".O cantor Lulu Santos cantou uma versão de Here Comes The Sun em português,chamada "Lá vem o sol".
●50 Anos De Abbey Road
Após 50 anos,o álbum recentemente atingiu o topo das paradas britânicas,se tornando o mais ouvido do Reino Unido,e ficando entre os primeiros em diversos países.Ringo e Paul se juntaram no studio Abbey Road para comemorar o acontecimento com amigos e família,o local ficou cercado por fãs.A rua se tornou um ponto turístico e qualquer fã sonha em tirar uma foto com mais 3 pessoas atravessando-a.Recentemente alguns policiais foram flagrados fazendo isso ás 2 da manhã e a imagem viralizou,quem não faria o mesmo né?
●Ponto Alto Do Post:Faixa Por Faixa do Abbey Road
•Come Together
Here come old flat top
He come groovin' up slowly
He got joo joo eyeballs
He one holy roller
He got hair down to his knee
Got to be a joker
He just do what he please
He come groovin' up slowly
He got joo joo eyeballs
He one holy roller
He got hair down to his knee
Got to be a joker
He just do what he please
He wear no shoeshine
He got toe jam football
He got monkey finger
He shoot Coca-Cola
He say I know you, you know me
One thing I can tell you is
You got to be free
Come together, right now
Over me
He got toe jam football
He got monkey finger
He shoot Coca-Cola
He say I know you, you know me
One thing I can tell you is
You got to be free
Come together, right now
Over me
He bad production
He got walrus gumboot
He got Ono sideboard
He one spinal cracker
He got feet down below his knee
Hold you in his armchair
You can feel his disease
Come together, right now
Over me
He got walrus gumboot
He got Ono sideboard
He one spinal cracker
He got feet down below his knee
Hold you in his armchair
You can feel his disease
Come together, right now
Over me
He roller coaster
He got early warning
He got muddy water
He one Mojo filter
He say one and one and one is three
Got to be good looking
'Cause he's so hard to see
Come together right now
Over me
He got early warning
He got muddy water
He one Mojo filter
He say one and one and one is three
Got to be good looking
'Cause he's so hard to see
Come together right now
Over me
Uma das músicas mais famosas de John Lennon,ela foi feita para a campanha política de Timothy Leary,um dos gurus do LSD da década de 60 para governador da California,Timothy perdeu,mas ficamos com um grande hit de qualquer forma.John admitiu ter se inspirado no seu ídolo Chuck Berry para a composição da música fortemente,ele chegou a ser levado á justiça por acusações de plágio.A música é marcada pelo forte refrão,além do excelente baixo de Paul e não podemos esquecer do "Shoot Me" dito por John a cada acorde do baixo de Paul.George Martin elegeu tal música como sua favorita.O surgimento da música veio quando Timothy foi convencido por John a participar da gravação de Give Peace A Chance,gravado no quarto do hotel Queen Elizabeth em Montreal,após o ocorrido John o perguntou o que poderia fazer para recompensá-lo,e assim surgiu tudo que já foi explicado.Leary viria a ser preso durante a campanha,sendo assim ela interrompida,na cadeia ouviu pela primeira vez a versão finalizada da Track e se sentiu surpreso com a versão aperfeiçoada da música que havia sido feita para ele,mas ficou desapontado com John e sentiu como se tivesse sido traído,com elegância, Lennon concedeu a seguinte resposta:Sou um alfaiate,você um cliente que não veio buscar o terno,então o vendi a outro cliente.
•Something
Something in the way she moves
Attracts me like no other lover
Something in the way she woos me
I don't want to leave her now
You know I believe and how
Attracts me like no other lover
Something in the way she woos me
I don't want to leave her now
You know I believe and how
Somewhere in her smile she knows
That I don't need no other lover
Something in her style that shows me
I don't want to leave her now
You know I believe and how
That I don't need no other lover
Something in her style that shows me
I don't want to leave her now
You know I believe and how
You're asking me will my love grow
I don't know, I don't know
You stick around, now it may show
I don't know, I don't know
I don't know, I don't know
You stick around, now it may show
I don't know, I don't know
George escreveu essa música para sua esposa Pattie (Muuuu),é a mais elogiada do álbum por críticos,dita por ninguém mais ninguém menos que Frank Sinatra como a mais bonita música do século 20.O solo de guitarra da faixa é incrível e ela foi "eleita" a segunda música mais coverizada de todos os tempos,perdendo apenas para Yesterday de Paul McCartney from Liverpool.Something consagrou George como compositor,após todos os anos vivendo na sombra da dupla Lennon-McCartney,o que justifica o fato de no álbum que viria depois (que ficou apenas sendo uma ideia,visto que a banda acabou) o trio teria o mesmo número de canções.George se inspirou em Ray Charles e James Taylor para a música,tendo ouvido James gravando a música "Something In The Way She Moves" enquanto os Beatles gravavam Savoy Truffle,já que ambas foram feitas no mesmo estúdio,George apresentou-a para Lennon e afirmou não saber o que fazer com os versos iniciais "Atractts me like..." pois não sabia dizer nada que o atraia,John disse para escrever naturalmente que surgiria a ideia,George chegou a desejar usar Romã,mas convenhamos que isso mudaria totalmente a vibe da música para Sgt. Pepper's.
•Maxwell's Silver Hammer
Joan was quizzical, studied pataphysical
Science in the home
Late nights all alone with a test tube
Oh, oh, oh, oh
Science in the home
Late nights all alone with a test tube
Oh, oh, oh, oh
Maxwell Edison, majoring in medicine
Calls her on the phone
"Can I take you out to the pictures
Joa, oa, oa, oan?"
Calls her on the phone
"Can I take you out to the pictures
Joa, oa, oa, oan?"
But as she's getting ready to go
A knock comes on the door
A knock comes on the door
Bang! Bang! Maxwell's silver hammer
Came down upon her head
Bang! Bang! Maxwell's silver hammer
Made sure that she was dead
Came down upon her head
Bang! Bang! Maxwell's silver hammer
Made sure that she was dead
Back in school again Maxwell plays the fool again
Teacher gets annoyed
Wishing to avoid and unpleasant
Sce, e, e, ene
Teacher gets annoyed
Wishing to avoid and unpleasant
Sce, e, e, ene
She tells Max to stay when the class has gone away
So he waits behind
Writing fifty times "I must not be
So, o, o, o"
So he waits behind
Writing fifty times "I must not be
So, o, o, o"
But when she turns her back on the boy
He creeps up from behind
He creeps up from behind
Bang! Bang! Maxwell's silver hammer
Came down upon her head
Bang! Bang! Maxwell's silver hammer
Made sure that she was dead
Came down upon her head
Bang! Bang! Maxwell's silver hammer
Made sure that she was dead
Todos os membros da banda menos Paul falam mal da música,George se disse cansado por ter que repetir o solo tantas vczes na gravação,Ringo ficou irritado por ter que martelar uma Fucking bigorna ao invés de apenas a bateria e dizendo que foi o pior momento que viveu com a banda,além de John abandonando a participação na música por dizer que foi uma ideia idiota de Paul,em entrevistas posteriores John sempre disse odiar a faixa.Muita gente que é de fora pode interpretar esse post vendo Paul como um monstro,mas é questão apenas de entender que ele gostava das coisas do jeito dele,e no final das contas quase sempre isso dava certo.(Confesso que também tenho raiva dele ás vezes,mas não dá pra ficar muito tempo).A música conta a história de um aluno de medicina que matava pessoas com um martelo prateado,inclusive uma professora,um juíz e um palestrante.John disse uma vez a Tony King que a música tratava da Lei Do Karma,e que a música prega que quando você faz algo errado,o martelo prateado de Maxwell cairá sobre sua cabeça.Já Paul diz que a música fala sobre as perdas da vida,que tudo está indo bem e de repente "Bang Bang" o martelo de Maxwell arruina tudo.
•Oh!Darling
Oh! Darling, please believe me
I'll never do you no harm
Believe me when I tell you
I'll never do you no harm
I'll never do you no harm
Believe me when I tell you
I'll never do you no harm
Oh! Darling, if you leave me
I'll never make it alone
Believe me when I beg you
Don't ever leave me alone
I'll never make it alone
Believe me when I beg you
Don't ever leave me alone
When you told me you didn't need me anymore
Well you know I nearly broke down and cried
When you told me you didn't need me anymore
Well you know I nearly broke down and died
Well you know I nearly broke down and cried
When you told me you didn't need me anymore
Well you know I nearly broke down and died
Oh! Darling, if you leave me
I'll never make it alone
Believe me when I tell you
I'll never do you no harm, believe me darlin'
I'll never make it alone
Believe me when I tell you
I'll never do you no harm, believe me darlin'
When you told me you didn't need me anymore
Well you know I nearly broke down and cried
When you told me you didn't need me anymore
Well you know I nearly fell down and died
Well you know I nearly broke down and cried
When you told me you didn't need me anymore
Well you know I nearly fell down and died
A balada romântica de McCartney se tornou um clássico e não é pra menos.Nessa música,Paul demonstra porque merece ser considerado um dos melhores vocalistas de todos os tempos.No álbum Anthology,há uma versão da música que Lennon comemora com Paul o divórcio de Yoko de seu primeiro marido e canta versos da música com um tom bem humorado,os membros dizem que a faixa foi feita mais como uma brincadeira em homenagem ás músicas da década de 50 e todos a gravaram bem felizes.A música lembra muito o Swamp Pop,estilo musical de Louisiana e que quando a música saiu,todos lá achavam que havia sido feita por um local.John disse que apesar de todo o esforço,a música combinava mais com ele do que com Paul,seria legal os 2 cantando ela juntos.
•Octopus's Garden
I'd like to be under the sea
In an octopus's garden in the shade
He'd let us in, knows where we've been
In his octopus's garden in the shade
In an octopus's garden in the shade
He'd let us in, knows where we've been
In his octopus's garden in the shade
I'd ask my friends to come and see
An octopus's garden with me
I'd like to be under the sea
In an octopus's garden in the shade
An octopus's garden with me
I'd like to be under the sea
In an octopus's garden in the shade
We would be warm below the storm
In our little hideaway beneath the waves
Resting our head on the sea bed
In an octopus's garden near a cave
In our little hideaway beneath the waves
Resting our head on the sea bed
In an octopus's garden near a cave
We would sing and dance around
Because we know we can't be found
I'd like to be under the sea
In an octopus's garden in the shade
Because we know we can't be found
I'd like to be under the sea
In an octopus's garden in the shade
We would shout and swim about
The coral that lies beneath the waves
(Lies beneath the ocean waves)
Oh what joy for every girl and boy
Knowing they're happy and they're safe
(Happy and they're safe)
The coral that lies beneath the waves
(Lies beneath the ocean waves)
Oh what joy for every girl and boy
Knowing they're happy and they're safe
(Happy and they're safe)
Sendo apenas a segunda música composta por Ringo,tenho um carinho especial por essa música por carregar bastante do estilo inocente e simpático do baterista.Ele se inspirou em uma viagem para Sardenha,quando viu uma excursão que falava sobre polvos,que dizia que se escondiam em pedras,formando um Jardim de pedras,daí vem o nome da faixa,George ajudou na composição de tal música,que tem um tom infantil e divertido e certamente é uma das mais lembradas de Richard Starkey.Ringo afirmou que achou tal ideia dos polvos fabulosa pois ele só queria se livrar de tudo e viver no fundo do mar,estava cansado,o que me faz pensar que além da energia positiva,essa música também é um sinal de que Ringo precisava de paz em meio a toda a confusão dos Beatles,sendo ele o mais "santo".(Não,nenhum dos 4 era santo).George afirma o seguinte sobre a música:"É maravilhoso,porque é como se este nível aqui fosse a tempestade,e se você se aprofundar em sua consciência,lá é tudo pacífico.Ringo compôs músicas cósmicas sem perceber!"
•I Want You (She's So Heavy)
I want you
I want you so bad
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you so bad
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you
I want you so bad, babe
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you so bad, babe
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you
I want you so bad
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you so bad
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you
I want you so bad, babe
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you so bad, babe
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
She's so heavy
Heavy, heavy, heavy, heavy
Heavy, heavy, heavy, heavy
I want you
I want you so bad
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
I want you so bad
I want you
I want you so bad
It's driving me mad
It's driving me mad
O blues é uma das composições de John que mais se afasta do considerado comum da banda,a faixa possui 7 minutos e a maior parte dela é apenas instrumental,foi formada da junção de 2 faixas que ficaram pela metade durante a gravação do Let It Be.A música lembra muito Pink Floyd e outras bandas mais progressive Rock,John a fez para Yoko Ono.Conspiracionistas dizem que o fim abrupto da música representa a morte precoce de McCartney.Dave Grohl citou o riff dessa música como o mais pesado e sombrio que já ouviu,superando MotorHead e até Black Sabbath.John disse que a composição era minimalista e ele a via com uma letra melhor que "Eleanor Rigby" ou "Aquela do Walrus" (discordo totalmente),e que com poucas palavras queria expressar seu amor por Yoko,sendo apenas o necessário a ser dito.
•Here Comes The Sun
Here comes the sun (doo doo doo)
Here comes the sun, and I say
It's all right
Here comes the sun, and I say
It's all right
Little darling, it's been a long cold lonely winter
Little darling, it feels like years since it's been here
Little darling, it feels like years since it's been here
Here comes the sun (doo doo doo)
Here comes the sun, and I say
It's all right
Here comes the sun, and I say
It's all right
Little darling, the smiles returning to the faces
Little darling, it seems like years since it's been here
Little darling, it seems like years since it's been here
Here comes the sun
Here comes the sun, and I say
It's all right
Here comes the sun, and I say
It's all right
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Sun, sun, sun, here it comes
Antes de falar sobre a música gostaria de comentar que não entendo o porquê dela ser a mais ouvida da banda no Spotify,conversei com diversas pessoas que vivenciaram a época e também diante de minhas vivências percebo isso,ela não está nem no top 5 das músicas mais famosas da banda,é um fenômeno estranho,mas graças a Deus a obra de George está sendo espalhada.Harrison a fez no jardim da casa do lendário Eric Clapton,onde estava após fugir de uma reunião de negócios,o frio e longo inverno na letra representaria a reunião e o "Lá vem o sol" representa aquele momento de tranquilidade que vivia George no jardim.Clapton citou na sua autobiografia que era uma linda manhã de primavera,os 2 estavam no jardim apenas dedilhando seus violões quando Harrison começou a dizer "Da da de de,it's been a long cold lonely winter".
•Because
Because the world is round it turns me on
Because the world is round, ah
Because the world is round, ah
Because the wind is high it blows my mind
Because the wind is high, ah
Because the wind is high, ah
Love is old, love is new
Love is all, love is you
Love is all, love is you
Com um pequeno trecho de Sonata Do Luar (Beethoven) ao contrário,tocado por Yoko Ono no começo da música,Because é a mais melancólica do Abbey Road e conta com vocais feitos por John,George e Paul,a música é uma das coisas mais belas coisas já feitas na história da arte,sendo uma introdução para o medley que viria a seguir.John elegeu Beethoven como um dos gigantes da arte em que se inspirava,junto a Van Gogh,Dylan Thomas e Picasso.Ringo se disse fã dos poemas do mesmo (humoristicamente,como é de seu caráter.)George disse que essa era possivelmente sua música preferida do Abbey Road,e que adorou gravá-la.
•You Never Give Me Your Money
You never give me your money
You only give me your funny paper
And in the middle of negotiations
You break down
You only give me your funny paper
And in the middle of negotiations
You break down
I never give you my number
I only give you my situation
And in the middle of investigation
I break down
I only give you my situation
And in the middle of investigation
I break down
Out of college, money spent
See no future, pay no rent
All the money's gone, nowhere to go
Any jobber got the sack
Monday morning, turning back
Yellow lorry slow, nowhere to go
But oh, that magic feeling, nowhere to go
Oh, that magic feeling
Nowhere to go, nowhere to go
See no future, pay no rent
All the money's gone, nowhere to go
Any jobber got the sack
Monday morning, turning back
Yellow lorry slow, nowhere to go
But oh, that magic feeling, nowhere to go
Oh, that magic feeling
Nowhere to go, nowhere to go
One sweet dream
Pick up the bags and get in the limousine
Soon we'll be away from here
Step on the gas and wipe that tear away
One sweet dream came true today
Came true today
Came true today (yes, it did)
Pick up the bags and get in the limousine
Soon we'll be away from here
Step on the gas and wipe that tear away
One sweet dream came true today
Came true today
Came true today (yes, it did)
One, two, three, four, five, six, seven
All good children go to Heaven
All good children go to Heaven
One, two, three, four, five, six, seven
All good children go to Heaven
All good children go to Heaven
One, two, three, four, five, six, seven
All good children go to Heaven
All good children go to Heaven
One, two, three, four, five, six, seven
All good children go to Heaven
All good children go to Heaven
One, two, three, four, five, six, seven
All good children go to Heaven
All good children go to Heaven
One, two, three, four, five, six, seven
All good children go to Heaven
All good children go to Heaven
One, two, three, four, five, six, seven
All good children go to Heaven
All good children go to Heaven
Na música Paul demonstra sua insatisfação com o rumo da banda,principalmente na visão econômica,irritado com o empresário Allan Klein,é a primeira do Pot-Pourri formado por composições inacabadas de John e Paul.
•Sun King
Ooh, here comes the sun king
Here comes the sun king
Everybody is laughing
Everybody is happy
Here comes the sun king
Here comes the sun king
Everybody is laughing
Everybody is happy
Here comes the sun king
Quando para mucho mi amore de felice corazón
Mundo paparazzi mi amore chicka ferdy parasol
Cuesto obrigado tanta mucho que canite carousel
Mundo paparazzi mi amore chicka ferdy parasol
Cuesto obrigado tanta mucho que canite carousel
Sun King é uma música bem curiosa,com versos em italiano e espanhol,John disse que a intenção era brincarem de falar outra língua e deu no que deu,tenho uma história interessante com a música,um dia estava na escola ouvindo ela,quando uma amiga pegou o fone e começou a ouvir e me olhar com estranhamento,do nada ela soltou um "Você costuma ouvir esse tipo de música sempre?" fiquei sem resposta,hoje em dia ela deve pensar que sou viciado em músicas latinas e Elvis (Ela já me viu ouvindo Elvis também,só que gostou)
•Mean Mr. Mustard
Mean Mister Mustard sleeps in the park
Shaves in the dark trying to save paper
Sleeps in a hole in the road
Saving up to buy some clothes
Keeps a ten-bob note up his nose
Such a mean old man
Such a mean old man
Shaves in the dark trying to save paper
Sleeps in a hole in the road
Saving up to buy some clothes
Keeps a ten-bob note up his nose
Such a mean old man
Such a mean old man
His sister Pam works in a shop
She never stops, she's a go-getter
Takes him out to look at the queen
Only place that he's ever been
Always shouts out something obscene
Such a dirty old man
Dirty old man
She never stops, she's a go-getter
Takes him out to look at the queen
Only place that he's ever been
Always shouts out something obscene
Such a dirty old man
Dirty old man
John disse que a música basicamente trata de um homem bigodudo que não quer gastar o dinheiro que lhe obrigam a gastar e que o verso da nota no nariz nada tem a ver com cocaína.O nome foi inspirado em um recorte de jornal visto por ele na Índia,que trazia no título o nome que foi dado a música,Tony Bramwell disse que havia uma senhora em Londres que guardava tudo que via na rua em uma sacola e dormia no parque,e afirma ter certeza que ela inspirou um pouco a letra da música.
•Polythene Pam
Well, you should see Polythene Pam
She's so good-looking but she looks like a man
Well, you should see her in drag dressed in her polythene bag
Yes, you should see Polythene Pam
Yeah, yeah, yeah
She's so good-looking but she looks like a man
Well, you should see her in drag dressed in her polythene bag
Yes, you should see Polythene Pam
Yeah, yeah, yeah
Get a dose of her in jackboots and kilt
She's killer-diller when she's dressed to the hilt
She's the kind of a girl that makes the "News of the World"
Yes, you could say she was attractively built
Yeah, yeah, yeah
She's killer-diller when she's dressed to the hilt
She's the kind of a girl that makes the "News of the World"
Yes, you could say she was attractively built
Yeah, yeah, yeah
O nome veio de Pat Hodgetts,uma das fãs que conheciam o grupo bem desde a época de Cavern Club,Pat começou a ir vê-los aos 14 anos e se tornou bem amiga deles,de acordo com a mesma.Ela recebeu o apelido de Polythene Pat pois comia plástico,e eles começaram a chamá-la assim.Pat nunca vestiu um vestido de plástico,John se inspirou em uma moça que conheceu na Ilha Do Canal em 1963.Essa mulher era a esposa de Ellis,que trabalhava na Ilha na época,o casal dormiu na mesma cama que John por uma única noite,diz-se que ficaram testando roupas de couro e que Stephanie (A namorada de Ells) gostava de vestir plástico.
•She Came In Through The Bathroom Window
She came in through the bathroom window
Protected by a silver spoon
But now she sucks her thumb and wanders
By the banks of her own lagoon
Protected by a silver spoon
But now she sucks her thumb and wanders
By the banks of her own lagoon
Didn't anybody tell her?
Didn't anybody see?
Sunday's on the phone to Monday
Tuesday's on the phone to me
Didn't anybody see?
Sunday's on the phone to Monday
Tuesday's on the phone to me
She said she'd always been a dancer
She worked at fifteen clubs a day
And though she thought I knew the answer
Well, I knew what I could not say
She worked at fifteen clubs a day
And though she thought I knew the answer
Well, I knew what I could not say
And so I quit the police department
And got myself a steady job
And though she tried her best to help me
She could steal but she could not rob
And got myself a steady job
And though she tried her best to help me
She could steal but she could not rob
Didn't anybody tell her?
Didn't anybody see?
Sunday's on the phone to Monday,
Tuesday's on the phone to me
Oh yeah
Didn't anybody see?
Sunday's on the phone to Monday,
Tuesday's on the phone to me
Oh yeah
A música é baseada na história de uma Apple Scruff que invadiu que invadiu a casa de Paul McCartney enquanto ele não estava,após a invasão,abriu a porta para que as outras entrassem.Levaram muitas coisas da casa de Paul,Margo King,uma Apple Scruff que trabalhava com ele (levava Martha para passear) e estava no dia da invasão,o ajudou a recuperar uma foto em especial que ele gostava muito,um Paul colorido a tinta estilo fotos de 1930.Ele terminou a música em uma viagem aos EUA em 1968,a mesma viagem em que reatou seu relacionamento com Linda.Confesso que apesar de não ser das minha preferidas do álbum,gostei muito da história.
•Golden Slumbers
Once there was a way
To get back homeward
To get back homeward
Once there was a way
To get back home
To get back home
Sleep, pretty darling
Do not cry
And I will sing a lullaby
Do not cry
And I will sing a lullaby
Golden slumbers
Fill your eyes
Smiles await you when you rise
Sleep pretty darling
Do not cry
And I will sing a lullaby
Fill your eyes
Smiles await you when you rise
Sleep pretty darling
Do not cry
And I will sing a lullaby
Once there was a way
To get back homeward
To get back homeward
Once there was a way
To get back home
To get back home
Sleep, pretty darling
Do not cry
And I will sing a lullaby
Do not cry
And I will sing a lullaby
Paul estava na casa de seu pai tocando piano descompromissadamente,quando folheando uma revista se deparou com a letra da música infantil "Golden Slumbers",como não sabia ler música,ele criou uma melodia diferente e adicionou alguns versos no processo.A versão original foi feita por Thomas Dekker (1572-1632).Na música Paul apresenta um de seus melhores vocais e demonstra mais uma vez porquê é considerado um dos melhores vocalistas da história,apesar da curta duração,é uma música que gosto muito.
Golden Slumbers faz parte do "Abbey Road Medley" cantado por Paul em alguns shows.
•Her Majesty
Her Majesty's a pretty nice girl,
But she doesn't have a lot to say
Her Majesty's a pretty nice girl
But she changes from day to day
But she doesn't have a lot to say
Her Majesty's a pretty nice girl
But she changes from day to day
I want to tell her that I love her a lot
But I gotta get a bellyful of wine
Her Majesty's a pretty nice girl
Someday I'm going to make her mine, oh yeah,
Someday I'm going to make her mine.
But I gotta get a bellyful of wine
Her Majesty's a pretty nice girl
Someday I'm going to make her mine, oh yeah,
Someday I'm going to make her mine.
Como já dito anteriormente,Paul pediu que a música fosse destruída mas ela acidentalmente acabou ficando no resultado final do álbum.Paul confessou ter tido uma pequena paixão por Rainha Elizabeth II na infância e falou que quando a banda a conheceu,na condecoração em 1965,ela foi muito gentil,como uma mãe.Ele ganhou um concurso de ensaios sobre a coroação.
Anos depois,Paul deu uma entrevista e disse que a música tem um tom monarquista e desrespeitoso,o que chegava a ser engraçado,pois era quase irônico,quase uma canção de amor a rainha.
•Carry That Weight
Boy, you gotta carry that weight
Carry that weight a long time
Boy, you gonna carry that weight
Carry that weight a long time
Carry that weight a long time
Boy, you gonna carry that weight
Carry that weight a long time
I never give you my pillow
I only send you my invitation
And in the middle of the celebrations
I break down
I only send you my invitation
And in the middle of the celebrations
I break down
Boy, you gotta carry that weight
Carry that weight a long time
Boy, you gotta carry that weight
You're gonna carry that weight along time
Carry that weight a long time
Boy, you gotta carry that weight
You're gonna carry that weight along time
Carry That Weight é uma das músicas mais frustradas no quesito letra do álbum,na letra Paul se queixa do empresário da banda,fala de dinheiro,negócios e das coisas ruins de ser parte dos GOAT's da música.A letra expressa os medos de Paul em relação ao fim da banda,ele disse que as discussões em relação ao dinheiro o levaram ao período mais sombrio da sua vida.A atmosfera da banda havia mudado,não era a mesma coisa de quando Brian ainda era vivo,tudo era desconfortável,eles se sentiam oprimidos (quem já se sentiu em ambientes assim sabe como é insuportável e que tudo que você quer é sair o mais rápido possível),essa música é uma boa lição de empatia que podemos ter e nos colocar no lugar dos nossos artistas preferidos,tentando entender suas decisões e atos sem julgá-los negativamente e atirar pedras por qualquer erro como é muito feito nos dias de hoje.
Carry That Weight faz parte do "Abbey Road Medley" cantado por Paul em alguns shows.
•The End
Oh yeah, all right
Are you going to be in my dreams
Tonight?
Are you going to be in my dreams
Tonight?
And in the end
The love you take
Is equal to the love you make
The love you take
Is equal to the love you make
The End é uma música que tenho um carinho especial desse álbum,nela está minha performance preferida de Ringo Starr como baterista,tendo um solo incrível e de difícil reprodução,na letra,Paul expressou os seus sentimentos finais em relação a banda e deixa uma frase que levo como um dos meus dilemas para vida,Beatles ensina muito rapaziada."And in the end,the love you take,is equal to the love you make".Preguem o amor rapaziada,jamais deixem o ódio e o autoritarismo subir a cabeça,viva a paz e a liberdade.John disse que a música é uma prova de que se Paul quiser ele consegue pensar e que tal frase é um verso cósmico.A carreira dos garotos de Liverpool começara com um animado,jovem e encantador Please Please Me,um desajeitado apelo em Love Me Do,que se tornaram uma febre mundial após a apresentação no Ed Sulivan,se finalizava na madura e inteligente The End,com essa música foi encerrado último álbum gravado pela banda que até hoje bate recordes e certamente se tornaram os maiores músicos de toda a história em apenas 8 ou 9 anos de atividade.
The End faz parte do "Abbey Road Medley" cantado por Paul em alguns shows.
The End faz parte do "Abbey Road Medley" cantado por Paul em alguns shows.
Conclusão
Apesar de tão trabalhoso foi certamente um prazer escrever sobre a maior banda de todos os tempos.John,Paul,Ringo e George tinham uma energia sobrenatural e tudo o que fizeram foi algo que jamais será repetido e jamais havia sido visto antes em toda a existência humana,infelizmente os conflitos pessoais e coletivos de 4 gênios levaram a banda a um fim precoce,mas o que ficou foram só coisas boas.Em 2019,um dos álbuns mais memoráveis desse quarteto completou 50 anos e quando tive tempo para retomar o blog,a primeira ideia que me veio foi homenagear esses homens de feitos inexplicáveis.Agradeço a todos que leram até aqui,espero que tenham gostado,deixem comentários por favor,foi muito trabalhoso escrever,exigiu muita pesquisa de diversas fontes mas estou satisfeito com o resultado,obrigado e tenham uma boa vida.
Hare Hare (Emoji De Coração)
Agradecimento especial a todos que me influenciaram a me tornar fã dessa banda,especialmente meus pais que tanto me incentivaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário